Como foi a Criação do Mundo relatada pela Bíblia Sagrada

No livro de Gênesis testificamos a Criação do mundo, porém nesse post, iremos entender detalhadamenrte a história da criação.

Passagens

Criação do Mundo relatada pela Bíblia Sagrada

A obra de Deus ao trazer à existência todas as coisas. A passagem definiti­va é Gênesis 1.1, sob a qual deve se colocar toda a teologia bíblica. 

Gênesis 1.1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.

Deus, o Criador, é uma trindade pessoal, onipotente, onipresente e onisciente. Deus sozinho é eterno, tanto quanto imanente e transcendente com res­peito à sua criação.

A verdadeira criação deve ser ex nihilo (do nada). A idéia de que o presente universo evoluiu de materiais anteriores, embora seja comumente sustentada em outras religiões e filosofias, não tem base nem nas Escritu­ras nem na ciência física. 

A tradução de Gênesis 1.1 como uma sentença dependente (isto é, “Quando Deus começou a criar os céus e a terra, a terra era sem forma e vazia) inadmissível.

 Este versículo de abertura é mais exatamente uma afirmação absoluta, que sustenta a criação inicial dos céus e da terra a partir do nada. 

Ele também não é um simples título ou índice do que se segue; mas é a primeira afirmação da narrativa da ordem dos eventos da criação.

Uma vez que Gênesis 1.1 é o único versículo no capítulo que menciona a criação dos céus, ele deve ser compreendido dentro do escopo da afirmação resumida de Gênesis 2.1, que confirma a conclusão da criação tanto do céu como da terra.

A Criação Completa

É de suprema importân­cia reconhecer que as Escrituras ensinam a respeito de uma criação concluída. 

Este fato é enfatizado pelas repetidas afirmações deste efeito em Gênesis 2.1-3, e pela instituição do sábado como um memorial da obra con­cluída de Deus.

As­sim, a criação não está mais acontecendo, exceto em atos ocasionais de natureza miraculosa. Os processos normais, constan­tes da natureza pelos quais Deus providencialmente agora sustenta todas as coisas (Hb 1.3; 2 Pe 3.7) não são, de forma alguma, processos de criação.

Estudos científicos de pro­cessos atuais não podem, entretanto, levar ao entendimento de qualquer um dos even­tos do período da criação, mesmo porque es­tes eventos aconteceram pelos processos criativos Divinos, e não temos a capacidade de investigá-los agora.

Este ensino das Escrituras é sustentado ci­entificamente pela lei da conservação da massa e energia, a primeira lei da termodinâmica, que é a lei mais básica e bem comprovada de toda a ciência. 

Nem a ener­gia nem a massa (exceto nas trocas de massa-energia) estão sendo agora criadas ou destruídas. O reservatório universal de energia (que inclui realmente tudo no universo físico) deve, portanto, datar de um período primitivo da criação, assim como afirma a Bíblia.

Idade aparente da Criação do Mundo

Se a criação não ocorreu através dos processos atuais, então a única forma pela qual podemos saber qualquer coisa sobre os acontecimentos, maneira, or­dem ou data da criação é através da revela­ção que Deus nos concede a respeito destes temas. 

É exatamente isto que Ele fez no re­gistro da criação em Génesis 1 e 2, assim como em muitas outras passagens das Es­crituras. 

Não há, portanto, nenhuma razão válida para duvidar, de alguma forma, da exatidão ou da precisão dos eventos regis­trados nestas passagens. Estes grandes acontecimentos se deram em um período de seis dias. 

Cada ação foi completa e julgada por Deus como “boa”. Ele chamou tudo que criou de “muito bom” (Gn 1.31). Estes seres criados deveriam,necessariamente, no ins­tante da criação, ter uma “idade aparente”.

Isto é mais evidente no caso de Adão e Eva, que foram criados como indivíduos maduros, mas também deve ser verdade no caso de todas as outras coisas, tanto animadas como inanimadas. 

O universo inteiro foi estabelecido como um todo em funcionamen­to desde o instante da criação. De fato, é filosoficamente é estruturalmente impossível conceber uma substância verdadeira­mente criada, sem alguma idade aparente. 

Isto não envolve Deus em alguma fraude, como alguns poucos alegam, uma vez que Ele revelou claramente, em sua Palavra, que tudo ocorreu deste modo. 

Evolução da Criação

Pode-se, portanto, afirmar catego­ricamente que os processos de evolução, quer sejam ateístas ou não, não podem ser levados em conta para a constituição do univer­so e seus habitantes. 

A evolução por definição abrange um aumento geral de ordem e organização, desde o simples até o comple­ xo, e do mais baixo ao mais alto.

Em sua es­trutura científica comumente apresentada, ela implica em grandes idades de mudanças lentas, passadas adiante pelo processo da seleção natural. Isto é pretensamente explicado pelo princípio da uniformidade opera­cional dos processos presentes – um princí­pio que é explicitamente contraditado pelo relato da criação.

Além do mais, as Escrituras indicam que por causa da entrada do pecado, agora existe uma maldição universal sobre a terra (Gn 3.17-19; Rm 8.19-22), manifestada em uma tendência universal ao envelhecimento e à morte. 

Assim, embora a mudança seja evidente em todo lugar no mundo, esta mudança não é evolucionária, mas, sim, degenera­tiva.

Este ensino das Escrituras é cientifica­mente verificado através da segunda lei da termodinâmica, que afirma que há em todos os sistemas – sejam físicos ou biológicos – uma tendência inata em direção à diminui­ção da ordem e da complexidade.

A evolução pode, no máximo, ser apenas um fenômeno local e temporário, porém é impossível que atinja a condição de uma lei universal como as leis de conservação e deterioração. Assim, é impossível atribuir a criação a qualquer forma de evolução.

Resumo da Criação

A Criação, de acordo com as Escri­turas, foi realizada como uma série de atos Divinos, trazendo os seres materiais à exis­tência, a partir do nada. 

Desde o início, eram altamente organizados e em total funciona­mento, e assim foram formados com uma aparência de idade.

 A criação foi completa e terminada durante um período especial no passado, resultando naquele período ou dia em que Deus “descansou” e não está mais criando, exceto em casos isolados de inter­venção sobrenatural. 

Os processos físicos e biológicos do presente são providenciais e não criadores, e assim não podem dar nenhuma informação sobre qualquer coisa relacionada ao período da criação.

Esta informação só pode vir através da revelação Divina, que é fornecida na Bíblia Sagrada.

Assim, não resta uma razão pela qual não possamos ou não devamos aceitar o relato da criação que nos é fornecido pelo Génesis como histórico, literal e concreto dos even­tos específicos que se passaram durante aquele período.

Bibliografia: Narrativa do Dicionário Bíblico Wycliffe

Estudos Bíblicos Mais Lidos

  1. Monte das Oliveiras o Lugar preferido de Jesus
  2. Como será o ARREBATAMENTO segundo os Textos Sagrados
  3. Quais os 3 Tipos de Fé que agrada a Deus?
  4. Significado dos Símbolos e Tipos da Bíblia Sagrada
  5. Jesus, o Verdadeiro Pastor e Evangelista da História

Quer Aprender A Pregar e Elaborar Sermões com Total Facilidade?>>>Clique Aqui<<<

https://www.youtube.com/watch?v=TWYnA1Mp6xg

Sobre o autor | Website

Estudando a Palavra de Deus Ajudando o Corpo de Cristo crescer em Conhecimento e União, através dos Ensinamentos da Bíblia Sagrada Nosso Alvo: A Eternidade com Cristo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
A Luz da Palavra - 2023_ Todos os Direitos Reservados

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.