Quais os 3 Tipos de Fé que agrada a Deus?

Mas, então, como é essa fé que agrada a Deus? Como ela acontece? Como age dentro de nós? Para explicar essas perguntas, os teólogos do passado utilizaram três palavras do latim: notitia, assensus e fidúcia. Esses três termos explicam o que é uma fé bíblica, a fé que agrada a Deus, a fé revelada na Palavra de Deus.

Mas, então, como é essa fé que agrada a Deus? Como ela acontece? Como age dentro de nós?
Para explicar essas perguntas, os teólogos do passado utilizaram três palavras do latim: notitia, assensus e fidúcia.

Esses três termos explicam o que é uma fé bíblica, a fé que agrada a Deus, a fé revelada na Palavra de Deus.

Passagens

Notitia: conhecimento




A fé bíblica começa com notitia: conhecimento. Termo que se refere à mente, à razão. A fé começa com uma verdade pregada, esclarecida e explicada. Ela começa com aprender e com um objeto a ser conhecido e aprendido.

É por isso que Jesus disse para irmos por todo mundo e pregar o evangelho. Ele enfatizou a pregação e não a  operação de milagres.

Tem pastor hoje que só quer “fazer milagres”. Enchem o salão e só “fazem milagres”. Sim, Deus continua operando milagres, mas isso não salva ninguém. O que precisamos fazer é pregar o evangelho, pois as pessoas só são salvas por essa pregação.

Elas precisam conhecer o Salvador Jesus Cristo. Elas não precisam ter uma experiência de cura. Isso é bom e
desejável, mas não salva a alma – somente o corpo. Oremos por curas, mas acima de tudo preguemos o evangelho.
É por isso que Romanos 10.13-14 diz: “‘todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo’.

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?” E como haverá quem pregue se igrejas não estiverem dispostas a enviar pessoas ao seminário ou ao campo missionário?

Algumas igrejas passam dez anos e nunca enviam alguém para o seminário ou mantém a mesma oferta para missionários por anos, mesmo com a inflação aumentando.

É por isso que Romanos 10.17 diz que “a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” A fé começa com notitia, com conhecimento. A fé não vem pela emoção, mas pela razão, pela cabeça, pela mente.

Ainda que também toque nas emoções, ela não opera exclusivamente pelas emoções. Há tantos crentes com uma fé baseada só na emoção. Eles não leem e estudam a Bíblia e pegam versículos bonitinhos sem analisar seu contexto.
Isso gera uma fé baseada só na emoção.

Esse tipo de fé é como um rojão: explosiva, forte, barulhenta, mas passageira e temporária. O camarada entra
na igreja detonando e todos acham que ele vai ser pastor.

É uma bênção no começo, mas na primeira dificuldade, quando percebe a realidade da vida da igreja, que não é oba-oba toda hora, que não é sempre que o Espírito Santo age daquela forma, a pessoa começa a murchar e, daqui a pouco, está pior do que era antes.

Por quê? Por causa de uma fé baseada na emoção. Foi em um culto no qual o pastor trabalhou muito a emoção com histórias tristes e músicas melancólicas e depois perguntou quem aceitava Jesus. A pessoa emocionada
nem sabe quem é Jesus, mas o aceita e é batizada.

Quando perguntam por que está ali para ser batizada, diz que foi porque um dia “sentiu Deus”. Ela
na verdade sentiu um calafrio, assim como sentimos no cinema em momentos emotivos.

Isso não quer dizer que você foi abençoado por fé bíblica e salvadora. A fé não é mera emoção. Ela começa com a verdade, com uma mente bem informada.

Assensus: consentimento




Depois a fé vai para assensus: aceitação, convicção, concordância. Este ponto fala, agora, sobre a emoção. A fé entra pela mente, mas tem que descer para o coração.

Na fé verdadeira que agrada a Deus, a verdade pregada da Palavra de Deus, além de conquistar a mente da pessoa,
conquista a emoção e o coração da pessoa.

Isso é importantíssimo, porque na igreja há pessoas que aceitaram o evangelho só com a cabeça, mas não com o coração. Elas não são apaixonadas pela verdade e pelo Deus da verdade, mas frias e meramente racionais.

Ouvi falar sobre um professor universitário que ensinava sobre a Reforma Protestante, sobre Martinho Lutero, sobre a doutrina da graça e sobre a justificação pela fé. Ele dava uma aula que todo mundo ficava de boca aberta,
querendo colocar no YouTube e compartilhar com outros.

Mas depois das aulas, ele ia para bares encher a cara, paquerar mulheres e contar piadas sujas. Ele era um grande professor que entendia tudo sobre justificação, mas cuja vida continuava mundana. Ele sabia falar de Deus, mas não tinha Deus em sua vida.

A fé verdadeira, adquirida pela mente, impacta as emoções. Veja o exemplo que Lucas dá no último capítulo de seu evangelho. Ele conta sobre dois discípulos andando na estrada de Emaús, após Jesus ter sido traído e morto.

Alguns discípulos, que só viram Jesus sendo sepultado, voltavam para casa, derrotados. “Mataram nosso Cristo. Acabou o sonho. Nós tínhamos esperança que ele seria o Libertador de Israel. Os romanos provaram que ele era apenas outro homem.

O nosso líder foi derrotado.” Lucas relata que enquanto aqueles discípulos voltavam deprimidos, Jesus chega e anda ao lado deles pela estrada.

O Salvador percebe que o problema é que eles não tinham uma mente informada por toda a Palavra de Deus,
conhecendo só parte da verdade.

Naquela caminhada, Jesus começa a explicar por Moisés e todos os profetas que pelos decretos de Deus era
necessário que o Filho do Homem fosse traído, torturado, morto e crucificado, mas que ressuscitaria com poder e grande glória.

Desta forma, Jesus infundiu neles a informação bíblica, a verdade de que o Messias, com certeza, ressuscitaria. Quando anoitece e eles vão passar a noite, quando Jesus dá graças na hora de partir o pão, os olhos deles são
abertos, Jesus desaparece e eles percebem que o próprio Cristo que estava lá.

A Bíblia fala que eles olham um para o outro e dizem: “Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?” (Lucas 24:32).

Enquanto Jesus falava, o coração deles ardia. Não só mexia com a mente, mas também impactava o coração. Se sua fé em Deus não tem impactado seu coração, você precisa orar mais e pedir que o Senhor aqueça seu coração com
as verdades de seu evangelho.

Fidúcia: confiança





Contudo, a fé bíblica não para aí. A fé bíblica termina em fidúcia: compromisso, confiança. Quando acreditamos em algo, penhoramos a nossa vida e a nossa vontade.

Decidimos investir naquilo. Neste ponto, entra a volição, o querer. Então: Mente, coração e volição. Lembremos que a fé que agrada a Deus impacta primeiramente a mente.

Gosto da frase de John Stott que diz que não podemos ter Jesus em nosso coração se não o tivermos em nossa mente. Aqueles que rejeitam a teologia, afirmando que só querem sentir “Jesus no coração”, não entendem que
primeiro o Salvador tem de estar na sua mente.

Você precisa ser informado. A cabeça precisa compreender que ele é o Rei dos reis, Senhor dos senhores, a imagem do próprio Deus, o Criador e sustentador de todas as coisas.

Depois, isso precisa descer para o coração e impactar a volição, ao ponto de apostarmos as nossas vidas e decidirmos por Jesus em todas as circunstâncias da vida. Na fé verdadeira, a verdade apreendida pela mente, impacta o coração, a vontade, o querer, as decisões e as ações.

Mas isso não seria salvação pelas obras? Não! A Bíblia fala que somos salvos pela graça através da fé. Porém, a Bíblia fala que a fé verdadeira é o todo do nosso ser abraçando tudo o que Cristo é!

A fé verdadeira é Cristo sendo inteiramente abraçado por minha mente, emoções e volição – todo o meu ser e não só parte dele.

Neste momento, o Espírito Santo pode estar falando com você que diz crer em Cristo, mas tem seu coração em suas próprias coisas – na sua namorada ou namorado, no seu carro, no seu emprego, na sua poupança, no seu futuro. Sua mente diz crer em Deus, mas seu coração não está nele.

Sim, a razão é importante, mas é necessário que ela afete o coração e a volição. Conta-se uma história sobre um filósofo, um cientista e um pescador.

O filósofo e o cientista contrataram um pescador para explorar algumas cavernas beira-mar. O pescador bobeou e demoraram demais dentro de uma caverna. A maré começou a subir e eles, a se afogar. Graças a Deus, alguém
lembrou que haviam três homens lá dentro e chamaram os bombeiros.

Estes, chegando lá, jogaram uma corda com um laço. O filósofo disse: “Eu sinto que é uma corda, mas pode ser uma ilusão”. E se pôs a filosofar sobre a realidade das miragens e os perigos das alucinações e morreu naquele buraco.

O cientista disse: “Analiso que é um cabo de polietileno torcido, de 12 milímetros e fabricado de acordo com as normas da ABNT”.

E ficou discorrendo sobre as propriedades físicas e químicas do cabo e morreu naquele buraco. O pescador disse: “Eu acredito que é uma corda, mas mesmo que fosse uma rabo de jararaca, eu me amarrava nela e
saía daqui”.

E ele foi salvo. O ponto é que você não precisa saber demais. Você precisa saber o básico, e então sentir e agir. Não adianta só conhecer e analisar ou dar uma aula a respeito e ganhar aplausos.

Se você não agir em cima da verdade, você ainda não tem a fé que agrada a Deus. Você ainda está morto em seus pecados e, se morrer hoje, irá para o inferno. Esse tipo de fé mental, o diabo e seus demônios também têm.

O inferno está cheio de pessoas que creem em Deus e tremem.

Por isso, a fé verdadeira nos leva a entender, acreditar, emocionar-se, decidir, agir, receber, obedecer, rejeitar o pecado e a abraçar a justiça de Deus custe o que custar. Sim, há dias que Deus fala conosco e resistimos.

Como Jonas, tentamos fugir. Mas se somos filhos de Deus, iremos nos arrepender e dizer “seja feita a sua vontade aqui na terra como no céu”. Assim é a fé verdadeira. Hebreus 11 também fala sobre o efeito da fé verdadeira nos servos de Deus do passado.

A fé verdadeira não é fraca ou passiva. Abel, pela fé, apresentou um sacrifício, dando o melhor do rebanho,
não o resto. Enoque, pela fé, andou com Deus. Noé, pela fé, construiu uma grande arca em terra seca.

Abraão, pela fé, deixou seus parentes para mudar para um lugar desconhecido. Abraão e Sara, pela fé, moraram em tendas e, pela fé, esperavam pela cidade construída e arquitetada por Deus. Sara, pela fé, recebeu forças na velhice para dar à luz um filho.

Abraão, pela fé, ofereceu esse próprio filho em obediência a Deus, confiando que o Senhor era poderoso para ressuscitar seu filho dos mortos.

Moisés, pela fé, recusou ser chamado de filho da filha de Faraó. Pela fé, preferiu ser maltratado junto com o povo de Deus, do que ficar desfrutando dos prazeres do Egito e do pecado.

Por amor a Deus, Moisés considerou a desonra riqueza maior que os tesouros do Egito, porque contemplava a
recompensa da vida eterna que Deus lhe daria. Pela fé, o povo atravessou o Mar Vermelho como por terra seca. Pela fé, o povo andou em volta da muralha de Jericó até Deus derrubá-las.

Pela fé, “conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na
batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros”.

“Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior. Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada.”

Porém, eles não negaram o Senhor Jesus e o seu Deus. Desta forma, deixaram para nós a prova do que é a fé verdadeira. Ela não é fraca, morta ou passiva.

A fé verdadeira é forte, viva, ativa. Ela se emociona. Ela abraça com alegria a verdade, a Cristo, o evangelho, a igreja, o Reino de Deus.

Chega de viver este cristianismo mais ou menos, que não leva a lugar nenhum. As pessoas olham para sua vida e veem a maravilha de uma vida transformada por Deus?

Ou você está empurrando Cristo com a barriga? Se sim, está perdendo o melhor da sua vida.

Espero que tenha gostado da leitura devocional de hoje, deixe nos comentários um ❤️ para que entendamos que você gostou.

Leia Também: Monte das Oliveiras o Lugar preferido de Jesus

Que Deus derrame em sua vida bênçãos sem medidas. Até o próximo devocional, se cuida.

Contribuição:

Livro:  Mais que um Mero Acreditar _A Fé que Agrada a Deus

Autor: Sillas Campos

Sobre o autor | Website

Estudando a Palavra de Deus Ajudando o Corpo de Cristo crescer em Conhecimento e União, através dos Ensinamentos da Bíblia Sagrada Nosso Alvo: A Eternidade com Cristo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
A Luz da Palavra - 2023_ Todos os Direitos Reservados

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.