Jesus, o Verdadeiro Pastor e Evangelista da História

Todo pregador deve seguir ao exemplo de Jesus como Pastor e Evangelista, a fim de encontrar o ponto de equilíbrio no exercício de seu dom ministerial.

Isso faz com que o expoente não seja um mero proclamador de verdades, e sim um amante de almas, que prega com paixão, desejoso de ver pecadores salvos e crentes edificados.

O Pregador-modelo ama tanto as suas ovelhas, que deu a sua vida por elas (Jo 10.11,17,18; 15.12; Rm 5.8; 1 Pe 1.18,19).

Isso nos ensina que, na obra de Deus, é o pastor quem deve “dar a vida” pelo rebanho, e não o inverso (Ez 34.1-6; 2 Co 12.15). Ah, se os super-pregadores — que fazem questão de serem chamados de pastores — atentassem para isso! O que eles querem, no entanto, é explorar, tirar das pobres ovelhinhas tudo o que elas podem lhes oferecer…

Jesus, como o Bom Pastor, conhece as suas ovelhas e é conhecido por elas (Jo 10.14; Ez 34.15,16). O pregador ou pastor que o segue deve conhecer o estado de suas ovelhas e ser uma “carta aberta” perante o rebanho (Pv 27.23; 2 Co 3.2,3).

E esse ideal está muito distante do padrão vigente em nossos dias. Mas não há outro caminho, caro pregador. Seja você um pastor ou não, o segredo do sucesso, que garantirá inclusive a sua salvação, é andar como Ele andou, tendo cuidado de si mesmo e da doutrina (1 Jo 2.6; 1 Tm 4.16).




O PREGADOR-MODELO

O Pregador-modelo como Pastor protege as suas ovelhas (Jo 10.27,28). Temos protegido o rebanho que Deus nos confiou dos lobos e dos cães, como lemos em Atos 20.27-30 e Filipenses 3.1,2?

Alguém poderá dizer: “Eu não sou pastor. O meu negócio é pregar”. Mas é exatamente sobre isso que estou falando. Enquanto pregador, ainda que não seja um pastor, de fato, você tem considerado os seus ouvintes como ovelhas que necessitam de uma boa alimentação para permanecerem seguindo ao Sumo Pastor?

Outra característica do Pregador-modelo como Pastor é que Ele vai adiante de suas ovelhas (Jo 10.4; Sl 85.13; Lc 9.23).

Ele também as alimenta Jo 10.9,16). Os pastores que seguem ao Bom Pastor, pois, são responsáveis pelo rebanho e devem guiá-lo segundo a Palavra de Deus (Hb 13.7,17).

Têm os super-pregadores feito isso com as milhares de pessoas que os seguem? Preocupam-se eles com o destino delas? Ou guiam-nas à perdição, posto que não pregam o evangelho de Cristo? Não se esqueçam de que vocês estão na frente delas e chegarão primeiro ao Inferno!

Além de falar a verdade com autoridade, o Pregador-modelo era um Evangelista e tinha as suas palavras confirmadas por curas, libertações de demônios e outros milagres, embora não fizesse deles a prioridade de seu ministério (Mt 4.23; 9.35; At 2.22; 10.38; Lc 5.17-26; Jo 6; 20.27-31).

A sua missão principal foi morrer na cruz para salvar os pecadores, porém não abriu mão da evangelização, pois via as pessoas como ovelhas sem pastor e movia-se de íntima compaixão por elas (1 Co 15.3; 1 Tm 1.15; Mt 9.36; 14.14; Mc 6.34).

Conquanto o pregador tenha uma chamada ministerial específica de proclamar o evangelho, não deve se esquecer do seu chamamento universal para a evangelização (Mc 16.15,16; At 1.8; 1 Co 9.16; Jd v.23).




E, se ele compreender plenamente essas duas chamadas, o seu ministério como expoente da Palavra terá muito mais sentido. Imagine a diferença entre um pregador que prega apenas para atingir o objetivo de expor a Palavra que recebeu de Deus e um que, além de fazer isso, está com o coração cheio de paixão pelas almas!

Conheça a Ferramenta que me ensinou a estudar a Bíblia Sozinha: >>> Clique Aqui <<<

Referencia: Mais erros que os pregadores devem evitar_ Ciro Sanches Zibordi

Leia Também: Visão Panorâmica e Detalhada sobre o Evangelho de Mateus| A luz da palavra de Deus

 

Sobre o autor | Website

Estudando a Palavra de Deus Ajudando o Corpo de Cristo crescer em Conhecimento e União, através dos Ensinamentos da Bíblia Sagrada Nosso Alvo: A Eternidade com Cristo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
A Luz da Palavra - 2023_ Todos os Direitos Reservados

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.