Quem foi Adão na Bíblia? A História do Primeiro cabeça de Raça da Humanidade

Você sabia que Adão morreu com 930 anos, e que mesmo pecando contra Deus, mesmo assim Deus o amou. Conheça a Biografia de Adão.

Quem foi Adão na Bíblia?

Adão foi o homem de quem se originou toda a raça humana. O NT apresenta Adão como o representante da humanidade e re­laciona o problema do início do pecado à sua primeira transgressão.

Quanto ao significado de seu nome, a etimologia não oferece nenhuma ajuda. Exis­tem três possibilidades rivalizando-se entre si.

A palavra pode ter vindo de outra pala­ vra semelhante, ‘adama, que significa “solo vermelho”, ou da raiz dama que significa ‘‘ser como” (uma referência a d‘mut, isto é, “se­melhança”, ( Génesis 1.26; 5.1).

Ou da raiz acadiana adamu que significa “fazer ou pro­ duzir”. TaJvez essa última interpretação possa merecer a nossa preferência.

A Bíblia afirma que Deus criou Adão (Gn 2.7), colocou-o no Jardim do Éden (2.8-15), deu-lhe uma ordem relacionada à árvore da ciência do bem e do mal (2,16,17) e, por fim, colocou uma mulher ao seu lado como com­panheira em um ato separado da criação (2.18-25).

Deus os abençoou e concedeu  pros­peridade pelo poder de sua palavra e orde­nou que se multiplicassem e fossem senho­res de todas as criaturas vivas sobre a terra (1.28). 

Quando submetido à tentação da ser­pente, Adão sucumbiu, da mesma forma que sua esposa havia feito antes dele. Isso marcou o evento geralmente conhecido como “a queda”. 

Imediatamente após esta queda, o destino modificado de nossos primeiros pais tornou-se conhecido através ae seus atos e da sentença que Deus lhes designou. 

Eles não foram amaldiçoados. Em sua imensa mise­ricórdia, o Senhor os condenou a continuar a viver durante algum tempo, e lhes forneceu as primeiras vestimentas. 

Mas Ele os expulsou do jardim onde vinham morando. Eles tiveram filhos, na verdade tiveram vá­rios filhos (cf Gn 5.4). 

O próprio Adão morreu com a idade de 930 anos (Gn 5.5). Adão é um personagem histórico, não apenas uma figura poética ou um personagem mítico.

No AT a palavra adam é usada mais de 500 vezes com o sentido de humanidade e também como nome próprio. 

Esses dois usos aparecem no registro de Génesis, mas somente a partir de Génesis 4.25 pode ser de­finitivamente afirmado que a pessoa específica de Adão está sendo considerada. 

Antes disso, ele é geralmente considerado como um representante humano, embora o termo Adão em Génesis 3.16,21 pareça ocorrer sem o artigo definido, sugerindo que nesses ver­sos o nome tem um significado e a pessoa está sendo especificamente mencionada. 

Existem dois relatos sobre a criação de Adão. Á explicação habitual para esse fato, segundo os mais competentes críticos modernos, é que esses dois relatos originam-se de duas fontes se­paradas usadas pelo autor.

 E, para reforçar essa opinião, muitas vezes é realçada a íntima incompatibilidade entre os dois relatos. 

Mas, totalmente à parte dessas fontes, de que devemos sempre falar com muito cuidado, parece que o relato em Gênesis 1 é bastante resumido em sua forma e está de acor­do com o padrão de trabalho dos seis dias da criação. 

Enquanto o registro feito em Génesis 2 é suplementar – embora não sendo em nenhum sentido contraditório ao capítulo 1 – ele fornece certos detalhes extremamente essenciais ao entendimento daquilo que se segue.

 Esse último ponto de vista é geralmente aceito por estudiosos da Bíblia Sagrada que seguem uma linha conservadora. Nesse registro duplo encontramos dois fatores que estão presentes no homem. 

Deus criou o homem do pó da terra (2.7) e, em seguida, soprou em suas narinas o fôlego da vida. Há uma característica inferior e uma superior em seu ser.

 Em segundo lugar, ele foi feito “à ima­gem de Deus” (1.26,27), uma afirmação importantíssima que o autor, em nenhum momen­to, chega a definir em detalhes. 

O relato suplementar (Gn 2) também fornece a maneira exata como Eva foi, criada; ele fala da localização do Jardim do Éden e também de duas ár­vores extremamente importantes. 

Também foram descritos os deveres do homem nesse estágio inicial da existência; ele deveria cultivar e guardar o jardim (2.15). 

A divina graça manifestou-se no fato de que um único mandamento foi dado ao homem: ele não deveria comer da árvore da ciência do bem e do mal. 

Esse mandamento foi desobedecido, o que trouxe trágicas consequências. O fato quase surpreendente dessa narrativa sobre Adão e a queda é que existem raras re­ferências a ele no AT. 

Uma comparação feita com o texto hebraico original irá mostrar uma possível referência a Adão em Deuteronômio 32.8; Jó 31.33 e Oséias 6.7. 

Seria seguro en­tender que o caráter básico do evento da cria­ção do homem e de sua queda foi geralmente aceito de forma natural.

A plena avaliação teológica da queda viria posteriormente nos escritos dos apóstolos.

Igualmente estranho é o fato de que, nos li­vros apócrifos, existem inúmeras referência as a Adão e à sua importância básica.

As passagens no NT que fazem referência a Adão são Mateus 19.4-6, Romanos 5.12-21;1 Coríntios 15.22,45; 1 Timóteo 2.13,14 e Judas 14.

Em cada uma delas, não se pode duvidar que Adão é considerado uma figura histórica. O capítulo 5 de Romanos é particularmente forte: duas pessoas são contras­tadas – Adão e Cristo – com uma ampla análise das consequências de seus feitos. A importância de ambos é inquestionável. 

Bibliografia: Dicionário Bíblico Wycliffe

Estudos Bíblicos Mais Lidos

  1. Monte das Oliveiras o Lugar preferido de Jesus
  2. Como será o ARREBATAMENTO segundo os Textos Sagrados
  3. Quais os 3 Tipos de Fé que agrada a Deus?
  4. Significado dos Símbolos e Tipos da Bíblia Sagrada
  5. Jesus, o Verdadeiro Pastor e Evangelista da História

Sobre o autor | Website

Estudando a Palavra de Deus Ajudando o Corpo de Cristo crescer em Conhecimento e União, através dos Ensinamentos da Bíblia Sagrada Nosso Alvo: A Eternidade com Cristo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
A Luz da Palavra - 2023_ Todos os Direitos Reservados

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.