A Páscoa| Qual o significado da Páscoa para o Cristianismo

A Páscoa é uma das datas mais importantes do cristianismo, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que é a base da fé cristã. Confira!

Passagens

O significado da Páscoa para o Cristianismo

A Páscoa é uma das datas mais importantes do cristianismo, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que é a base da fé cristã. Na Bíblia, a história da Páscoa começa no Antigo Testamento, mais especificamente no livro do Êxodo.

Nesse livro, a Páscoa é apresentada como um evento que ocorreu no Egito, quando Deus libertou o povo hebreu da escravidão.

Ele havia enviado diversas pragas ao Egito para convencer o faraó a libertar os hebreus, mas ele se recusava a fazê-lo.

A décima praga, no entanto, foi a mais terrível de todas: Deus enviou o anjo da morte para matar todos os primogênitos egípcios. Para que os hebreus não fossem afetados, Deus ordenou que eles sacrificassem um cordeiro e marcassem suas portas com o sangue do animal.

>>> Veja: As 10 Pragas do Egito| o que a Bíblia fala sobre as 10 pragas do Egito

O anjo da morte, então, passaria por cima dessas casas, poupando a vida dos primogênitos hebreus.

Essa tradição do sacrifício do cordeiro e da marcação das portas com o sangue do animal foi mantida pelos hebreus ao longo dos anos como uma forma de lembrar a libertação da escravidão no Egito.

Com o tempo, porém, a Páscoa ganhou um novo significado para os cristãos: a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

Textos Biblicos que falam sobre a Páscoa

O texto bíblico mais conhecido sobre a Páscoa é o livro de Êxodo, capítulo 12, que detalha as instruções que Deus deu para a celebração da Páscoa.

Nele, Deus instruiu o povo de Israel a escolher um cordeiro sem defeito, matá-lo e comer sua carne com pão sem fermento e ervas amargas. Eles também deveriam colocar o sangue do cordeiro nas portas de suas casas como um sinal para o anjo da morte.

A Páscoa também é mencionada no Novo Testamento, no livro de Mateus, capítulo 26. Nesse texto, Jesus celebra a Páscoa com seus discípulos antes de ser crucificado.

Durante a ceia da Páscoa, Jesus instituiu a Ceia do Senhor, onde Ele disse que o pão representa seu corpo e o vinho representa seu sangue.

É interessante notar que a palavra “Páscoa” vem do hebraico “Pesach”, que significa “passagem”. Isso se refere ao anjo da morte passando pelas casas dos israelitas durante a última praga do Egito.

Também é importante mencionar que a Páscoa é uma das principais festas judaicas, e é celebrada em todo o mundo pelos judeus como uma lembrança da libertação do Egito.

De acordo com a Bíblia, Jesus foi preso, julgado e condenado à morte por crucificação. Ele morreu na sexta-feira.

No domingo seguinte, porém, seus seguidores descobriram que o túmulo em que Jesus havia sido sepultado estava vazio. Segundo os relatos bíblicos, Jesus havia ressuscitado dos mortos.

A partir desse evento, a Páscoa passou a ser celebrada pelos cristãos como a vitória de Jesus sobre a morte e o pecado.

Estudos Bíblicos Mais Lidos

  1. Monte das Oliveiras o Lugar preferido de Jesus
  2. Como será o ARREBATAMENTO segundo os Textos Sagrados
  3. Quais os 3 Tipos de Fé que agrada a Deus?
  4. Significado dos Símbolos e Tipos da Bíblia Sagrada
  5. Jesus, o Verdadeiro Pastor e Evangelista da História

Quer Aprender A Pregar e Elaborar Sermões com Total Facilidade?>>>Clique Aqui<<<

Sobre o autor | Website

Estudando a Palavra de Deus Ajudando o Corpo de Cristo crescer em Conhecimento e União, através dos Ensinamentos da Bíblia Sagrada Nosso Alvo: A Eternidade com Cristo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
A Luz da Palavra - 2023_ Todos os Direitos Reservados

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.