O Apóstolo João: Vida, Características e Atividades

Descubra a fascinante história de João, um dos principais apóstolos de Jesus Cristo. Explore seu papel na disseminação do evangelho, suas epístolas inspiradoras e o profundo impacto do livro do Apocalipse. Leia o artigo completo para conhecer o legado duradouro do apóstolo do amor.

De acordo com o teste­munho do NT e da igreja primitiva, o apóstolo João foi um dos principais líderes que deram forma ao curso do cristianismo, seja pelas suas obras (o quarto Evangelho, três epístolas e o Apocalipse).

Como pelo seu trabalho pastoral e missionário e a sua defesa da fé  contra as ousadas investidas das falsas doutrinas dos gnósticos. 

Passagens

História pessoal do Apóstolo João.

Os registros da Bíblia Sa­grada fornece consideráveis informações sobre ele, pelo menos mais do que está disponível sobre a maioria dos apóstolos. Seu pai era Zebedeu (Mc 1.2) e sua mãe era Salomé (Mc 15.40; Mt 27.56). 

Fazendo uma comparação com João 19.25, é provável que Salomé tenha sido irmã de Maria, a mãe de Jesus.

É provável que João fosse mais novo que seu irmão Tiago, pois com exceção de algumas passagens de Lucas (Lc 8.51; 9.28; At 1.13), o seu nome vem geralmente depois do nome de Tiago.

A família se dedicava à atividade da pesca, e havia servos que ajuda­vam ao pai e seus filhos (Mc 1.20). 

Uma sociedade havia sido formada com outra dupla de irmãos, Simão Pedro e André (Lc 5.10), e como os últimos viviam em Betsaida, na praia ao norte do mar da Galiléia (Jo 1.44), pode­mos concluir que este também era o lugar da moradia de João.

Embora o nome de João seja frequentemen­te mencionado nos Evangelhos Sinóticos, especialmente em Marcos, isso não acontece com o quarto Evangelho, que pouco se refe­re aos filhos de Zebedeu (Jo 21.2). 

Entretanto, existem várias referências ao discípulo “a quem Jesus amava” (Jo 13.23; 19.26; 20.2; 21.7,20) e a “outro discípulo” (Jo 18.15), que levou Pedro ao pátio da casa do sumo sacer­dote. 

Como o companheiro de Pedro, algum tempo depois, era o discípulo amado (Jo 20.2), e como João está intimamente associado a Pedro, tanto nos Evangelhos Sinóticos como em Atos, seria razoável supor que o discípulo amado fosse João. 

Veja Também: Pedro: A Jornada Inspiradora do Apóstolo que Transformou o Mundo

Essa teoria pode ser apoi­ada ao considerarmos que a ausência do nome de João no quarto Evangelho, em vis­ta de sua proeminência nos Sinóticos, pode ser mais bem explicada pela suposição de ter sido ele o autor do quarto Evangelho.

E que por alguma razão, provavelmente por mo­déstia, tenha preferido manter o seu próprio nome fora dos registros (em João 21.24 o escritor do Evangelho se identifica como o discípulo amado).

E bastante provável que João fosse aquele discípulo anónimo que, em companhia de André, passou várias horas ao lado de Jesus, depois que João Batista o indicou (Jo 1,35­40). 

Se assim for, isso significa que ele e al­guns dos outros discípulos de Jesus tinham sido seguidores de João Batista antes de transferir sua dedicação ao Nazareno. 

En­tretanto, o apelo mais definitivo ao discipulado veio uni pouco mais tarde, na Galiléia, quando João e seu irmão Tiago fo­ram convocados a deixar as suas redes e se tornarem pescadores de homens (Mc 1.19). 

Ainda mais tarde, quando 12 homens foram escolhidos para ser apóstolos, João foi incluído entre eles.

Ele aparece como pertencen­te ao círculo mais próximo formado pelos três (Pedro, Tiago e João) que estavam com Je­sus quando Ele ressuscitou a filha de Jairo (Mc 5.37), na ocasião da transfiguração (Mc 9.2), e na noite da vigília no Getsêmani (Mc 14.33).

Em outra ocasião, André esteve pre­sente com os três (Mc 13.3). Junto com Pe­dro, João recebeu o encargo de preparar a festa da Páscoa para Jesus e os demais apóstolos (Lc 22.8).

Se a referência em João 18.15 às relações  existentes entre um certo discípulo e o sumo sacerdote realmente se refere a João, então parece bastante natural que ele não seja con­siderado apenas um simples pescador. 

É bem possível que a família de João possuísse alguns recursos. Provavelmente, sua mãe era membro daquele grupo de mulheres que forneciam a Jesus os meios para a sua subsis­tência (Lc 8.2,3; cf. Jo 19.25). 

Em João 19.26,27, temos a impressão de que a família mantinha uma casa na área de Jerusalém. 

Jesus sabia que ao entregar a sua mãe aos cuidados de João, Ele estava assegurando o seu conforto assim como o seu alívio espiritual.

Embora estas sejam apenas conjecturas, podemos concluir que talvez tenha sido durante os dias de João na Judéia, como dis­cípulo de João Batista, que ele tenha se estabelecido em Jerusalém e também tenha fei­to amizade com o sumo sacerdote.

Ele dese­java estar o mais próximo possível do novo despertamento que estava centralizado no ministério de João Batista,

Características do Apóstolo João:

Uma parte do caráter de João pode ser vislumbrada através do epíteto que o Senhor deu a ele e a seu irmão Tiago.

Embora o nome de “filhos do trovão” não possa ser explicado através do texto, ele parece se referir à disposição ou ao zelo desses irmãos, ou a ambos. 

Felizmente, alguns epi­sódios registrados podem preencher esse quadro. João, por iniciativa própria, proibiu um homem de continuar a expulsar demó­nios em nome de Jesus, sob a justificativa de que ele não pertencia ao seleto grupo dos discípulos do Senhor. 

Cristo não desejava que seus discípulos se comportassem com tamanha mesquinhez, e por esta razão não deixou de censurá-lo (Lc 9,49,50).

Em outras duas ocasiões, João se aliou ao irmão Tiago na exibição de indesejáveis traços de caráter.

Usando a mãe como uma in­termediária, eles solicitaram lugares exclusivos de honra ao lado de Jesus quando o seu reino de glória chegasse (Mc 10.35; Mt 20.20). 

Ainda não tinham aprendido a crucificar a sua egoísta ambição. Em outra ocasião, a caminho de Jerusalém, os irmãos oferece­ram-se para fazer cair fogo do céu sobre uma cidade de Samaria que havia recusado hos­pitalidade a seu Mestre. 

Aparentemente não entendiam que, para aquele que os havia convocado ao seu serviço, o uso do poder miraculoso para uma vingança era uma atitude completamente estranha e inaceitável (Lc 9.51-55). 

Eles eram, realmente, “os fi­lhos do trovão*.

Apesar de sua fraqueza, e, talvez, até mesmo por causa dela, foi permitido a João desenvolver um íntimo relacionamento com o  Senhor como o “discípulo amado”, aquele que se reclinou sobre o peito do Senhor na última ceia. 

Ele foi o primeiro do grupo apostóli­co a acreditar na ressurreição, baseado na­ naquilo que viu no túmulo vazio (Jo 20.8). Foi a sua percepção que o levou a entender o Senhor ressuscitado como o responsável pela grande coleta de peixes (Jo 21.7). 

Referindo- se a ele, o Senhor indicou que um futuro totalmente diferente poderia lhe aguardar, diferente daquele que estava reservado a Simão Pedro (Jo 21,22).

A vida do Apóstolo João depois do Pentecostes.

As informações so­bre João, relacionadas ao período posterior ao Pentecostes, estão centralizadas em sua associação com Simão Pedro. 

Regularmen­te, ele assumia um papel secundário, con­tentava-se em deixar a iniciativa do discurso e da ação por conta do amigo.

Por causa de sua participação na cura do paralítico (At 3.1, 4,11), ele foi levado ao Sinédrio juntamente com Pedro, e é quase certo que tenha feito alguma declaração, porque a coragem de ambos impressionou o Conselho (At 4.13; cf. v. 19). 

Esses dois apóstolos foram encarregados pelos demais de ir a Samaria e verificar os resultados dos trabalhos que Felipe havia realizado ali (At 8.14).

Algum tempo depois, quando seu irmão Tiago foi decapitado por ordem de Herodes Agripa I, e seu amigo Pedro foi aprisionado com a perspectiva do mesmo destino, João não foi incluído na perseguição. 

Veja Também: Desvendando os Tiagos do Novo Testamento: Apóstolos, Mártires e Histórias Fascinantes

Gradualmente, a tradição adotou a idéia de que ele sofreu o martírio, principalmente com base (pode-se supor) na profecia de Jesus (Mc 10.39); mas Lucas não tinha conhecimento disso, e as­sim essa tradição posterior pode ser seguramente descartada. 

Nossa última visão de João na área de Jerusalém é fornecida por Paulo, quando se encontrou com Tiago, irmão do senhor, e também com Pedro e João, para discutir a natureza do evangelho e o relacio­namento deles com este, como servos de Cristo (G12.9). 

Nessa ocasião, João foi considerado como uma coluna da Igreja de Jeru­salém. Pode ser que João tenha permanecido nessa cidade até os dias tumultuosos que antecederam o sítio da cidade pelos exércitos romanos, sob o comando de Tito, embora ele não tenha sido mencionado em conexão com a última visita de Paulo (At 21).

Veja Também: Como será a Nova Jerusalém anunciada por Jesus?

A partir do segundo século, os escritores cris­tãos falam sobre o trabalho de João na Ásia Menor, principalmente em Éfeso. 

O exilio do Apóstolo João:

De acordo com Apocalipse 1.9, João foi exilado na ilha de Patmos por causa de seu testemunho ao evangelho.

Irineu afirma que isso aconteceu perto do final do reinado de Domiciano, que terminou em 96 d.C. (Eusébio, HE iii.18.3). 

O mesmo autor alega que João ainda viveu durante o reinado de Trajano, que começou no ano 98 d.C. (Against Heresies iii.3.4). 

João pode muito bem ter supervisionado o trabalho realizado nas várias igrejas da Ásia Menor, como aquelas que foram citadas em Apocalipse 2-3. 

Clemente de Alexandria forma uma variedade de ministérios nessa área, mesmo depois do retorno de João da ilha de Patmos, quando já devia ter uma idade avançada, inclusive uma emocionante his­tória de sua preocupação pastoral com um jovem que caiu em um comportamento ímpio depois de seu batismo. 

João se deixou capturar pelos ladrões, dos quais esse jovem era o novo chefe, aconselhou-o, orou com ele e o  levou de volta ao Senhor e à Igreja (The Rich Marís Sulvation, p, 42).

Naquela época, o gnosticismo (q.v.) estava ganhando terreno, desafiando seriamente a fé apostólica.

João mostrou que era capaz não só de manifestar amor pelos seus irmãos como ainda era, de alguma forma, o filho do trovão.

Irineu relata,que, ao entrar em uma casa de banhos em Éfeso, ele saiu correndo dela, clamando:

 “Vamos sair da casa rapida­mente pois ela pode cair, porque Cerinto, o inimigo da verdade, está lá dentro”.

Estudos Bíblicos Mais Lidos

  1. Monte das Oliveiras o Lugar preferido de Jesus
  2. Quais os 3 Tipos de Fé que agradam a Deus?
  3. Significado dos Símbolos e Tipos da Bíblia Sagrada
  4. Jesus, o Verdadeiro Pastor e Evangelista da História
  5. Os 15 Milagres mais Impactantes da Bíblia Sagrada

Quer Aprender A Pregar e Elaborar Sermões com Total Facilidade?>>>Clique Aqui<<<

https://youtu.be/q5GJXVsmcNg

Sobre o autor | Website

Estudando a Palavra de Deus Ajudando o Corpo de Cristo crescer em Conhecimento e União, através dos Ensinamentos da Bíblia Sagrada Nosso Alvo: A Eternidade com Cristo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
A Luz da Palavra - 2023_ Todos os Direitos Reservados

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.