Visão Panorâmica e Detalhada sobre o Evangelho de Mateus| A luz da palavra de Deus

Olá propagadores do reino, venho compartilhar com vocês uma visão panorâmica e detalhada sobre o livro de Mateus.

Uma visão detalhada e rebuscada que contemplaremos sobre o autor, as personagens principais, os locais principais, a palavra-chave,  a data da escrita  e muito mais.

Sendo assim convido vocês a ficarem comigo nos próximos minutos, para que tenham um entendimento mais detalhado sobre esse primeiro livro do Novo Testamento.

Passagens

Visão Panorâmica sobre o Livro de Mateus

O evangelho de Mateus começa narrando sobre a genealogia de Jesus Cristo de uma forma poética, apresentando todo o antepassado de Cristo, falando dos principais personagens como Abraão e o rei Davi.

O tema central deste Evangelho é Jesus, o rei Messias.  Mateus, escrevendo aos judeus e  conhecendo as suas grandes esperanças, apresenta Jesus como único que cumpriu as escrituras do Antigo Testamento com relação ao Messias.

Por meio de numerosas citações do velho testamento, ele mostra o que o Messias deve ser. Um registro de palavras e atos de Jesus, prova que ele era aquele Messias. 

A repetição frequente das palavras “reino” e “reino dos céus” revela outro tema importante do Evangelho de Mateus.

O Reino dos Céus como prometido no velho testamento, essa afirmativa é justificada no  Capítulo 11 Versículo 13 do livro de Mateus que diz:




  • Até o tempo de João, todos os profetas e a lei de Moisés  falaram a respeito do reino 

Como também proclamado por João Batista e Jesus no mesmo evangelho que diz:

  • Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do céu está perto

Te convido a analisar também os capítulos e versículos seguintes:

  • Mateus Capítulo 4 Versículo 17
  • Capítulos 16, 18 e 19;
  • e quando Triunfante na segunda vinda de Jesus (Cap. 25: 31 e 34).

Autor do livro de Mateus

Uma tradição digna de confiança atribui a Mateus a autoria desse livro, o mesmo sendo chamado pelo senhor para ser seu discípulo e apóstolo

Mattithyah ou Mateus, com nome inicial de Levi, era rico,  culto e inteligente, cobrador de impostos a serviço do império romano, eram chamados de publicanos que quer dizer guardadores de coisas públicas.

Só que na prática cobrava além do que era ordenado por Roma e assim enriquecia com as diferenças ou sobras dos impostos ali  cobrados.

Os judeus os desprezavam e os chamavam de publicanis,  por que era considerado traidor da Pátria e vivia a serviço do inimigo romano.

Levi era odiado, tinha a seu cargo a rendida coletora de Cafarnaum.

Estudiosos relatam que Mateus foi responsável em registrar o famoso Sermão da Montanha ( Mateus cap. 5 ao 7), e o novo código de Leis instituído por Jesus Cristo ( Mateus, cap.  23).




Mateus, como já foi dito, traz a genealogia de Cristo logo no início do livro, que atesta as credenciais do filho de Deus, e confirma as suas duas principais alianças feitas pelo pai, ainda no velho testamento, com Abraão e Davi .

A primeira assegurava que Jesus, como filho de Davi, seria rei e, a segunda, que, como filho de Abraão, ele seria oferecido em sacrifício.

O  evangelho de Mateus, assim como os demais Evangelhos: Marcos, Lucas e João, ainda conta sobre o nascimento e o crescimento de Jesus e destaca, a partir do batismo de Cristo.

Também é narrado sobre o ministério de João Batista,  o chamado dos doze discípulos, as curas, os milagres e as parábolas de Jesus, também estão contemplados neste livro.

Um aspecto importante do Livro de Mateus, segundo estudiosos, é o seu tom judaico, pois ele traz referências a vários costumes judeus sem muitas explicações, ou seja, como se os eleitores já os conhecessem.

O autor do primeiro livro do novo testamento trouxe em seu evangelho uma história para contar, que é a história de Jesus, uma história que não começa com “ Era Uma Vez…”  mas com “Agora,  por fim…”

Essa compreensão é fundamental, na verdade é o ponto chave para o entendimento da estrutura do Evangelho de Mateus e a chave para o significado dos 2 primeiros capítulos da sua obra .

Sim, até agora, você não entendeu o que o livro de Mateus  quis trazer relatando sobre o Messias prometido do velho testamento,  vou te explicar nessas seguintes linhas.

O povo judeu estavam sedentos por um rei,  porém o povo cansado de uma opressão do império desejavam um rei temporal e não imaginava que o rei messiânico iria lhe trazer uma liberdade espiritual.

Sendo assim, Mateus também judeu, escreveu esse evangelho para responder a pergunta de qualquer judeu normal, bem como rabino, faria.  Que bases existem para defender a reivindicação de natureza Messiânica de Jesus?

A primeira evidência que Mateus apresenta é a genealogia de Jesus: Jesus é descendente de Abraão e descendente de Davi (1.1- 17).

A seguir o autor conta da concepção de Jesus, combinando diversas linhas adicionais de evidências (1.18-25).

O evangelista relata como o nascimento de Cristo foi miraculoso, de uma profecia feita a 700 anos antes de Isaías e seu nascimento foi anunciado pelo anjo do Senhor, uma manifestação divina do desenvolvimento pessoal de Yahweh (Jeová).

Nos eventos que ocorreram com pouca frequência na história de Israel ( Gn 16.7-14;  22.9-18;  Êx 3.1- 4.17) simboliza assim o peso total do passado, desta maneira, confirma o direito de Jesus ao trono de Davi, e uma aura sobrenatural brilha ao redor de seu nascimento.  Isso realmente é uma evidência. 




Para quem foi escrito o evangelho de Mateus

Esse evangelho ele foi escrito para toda a humanidade em geral, mas para os Judeus em particular a intenção de dirigir-se primeiramente aos judeus, é analisado pelos seguintes fatos:

  • O grande número de citações do velho testamento, cerca de 60 dessas. Alguém que prega aos judeus deve provar a sua doutrina pelas escrituras antigas, sendo assim,  Mateus faz dessas citações a verdadeira base do seu evangelho.
  • As primeiras palavras do livro “ O Livro da geração de Jesus Cristo,  Filho de Davi,  filho de Abraão”,  sugere imediatamente ao judeu esses dois pactos que contém promessas do Messias,  o  davÍdico e o de Abraão ( II Sam. 7: 8-16; Gên. 12: 1 -3)
  • Ausência Geral de explicações dos costumes judaicos demonstra que o evangelista escreveu a um povo familiarizado com os mesmos .
Esboço geral do livro de Mateus

I – A vinda do Messias  ( 1:1 a 4:11)

  1. Genealogia.  1:1-17
  2.  Nascimento. 1:18-25
  3.  Os magos. 2: 1-12
  4. A fuga para o Egito e o regresso. 2: 13-32
  5. O batismo de Jesus. Cap. 3
  6. A tentação de Jesus. 4: 1-11

II – O Ministério do Messias   ( 4:12 a 16:12)

  1. O ponto de partida do ministério;, primeiros discípulos; e primeiras obras 4: 12-25 
  2. As leis do reino do Messias _ O sermão do Monte 5 a 7
  3. O poder do Messias manifestado sobre a enfermidade, a natureza,  os demônios e a morte 8 a 9:35
  4. A missão dos Doze  apóstolos 9:36 a 11:1
  5. A pergunta de João Batista 11:2-30
  1. Oposição dos fariseus 12:1-45
  2. Ensino por parábolas Cap. 13
  3. 8.A  oposição de Herodes; a alimentação de 5.000 Cap. 14
  1. A posição dos líderes na Judeia e Galileia 15:1 a 16:12

III- Reivindicação do Messias  (16:13 a 23:39)

  1. Sua declaração os discípulos 16:13 a 20:28
  2. Sua declaração a nação 20:29 a 23: 39

IV- O sacrifício do Messias  ( Caps. 24 a 27)




  1. Discurso referente à segunda vinda de Cristo
  2. Juízes que se realizaram ao tempo da segunda vinda
  3. A traição, a prisão e o julgamento de Jesus
  4. A crucificação

V- O triunfo do Messias ( Cap,28)

Curiosidades sobre o Livro de Mateus

Locais principais acerca do Evangelho de Mateus: região da Galileia e Jerusalém

Data da escrita acerca do Evangelho de Mateus entre os anos 50 a 60 depois de Cristo

Uma curiosidade sobre esse evangelho é que ele traz como símbolo o leão. Jesus é chamado de leão da tribo de Judá.

Propagadores, espero que estes minutos tenham sido proveitosos para vocês, espero de coração que este conteúdo  acrescente no seu aprendizado.

Te espero no próximo post, até lá. 

Conheça a Ferramenta que me ensinou a estudar a Bíblia Sozinha: >>> Clique Aqui <<<

Referencias:

  • Comentário Histórico Cultural do Novo Testamento por Lawrence O. Richards
  • Através da Bíblia Livro por Livro por Myer Pearlman
  • Bíblia Sagrada Nova Tradução da Linguagem de Hoje
  • Jornada com Deus através das Escrituras por Livraria Família Cristã 

 

 

 

Sobre o autor | Website

Estudando a Palavra de Deus Ajudando o Corpo de Cristo crescer em Conhecimento e União, através dos Ensinamentos da Bíblia Sagrada Nosso Alvo: A Eternidade com Cristo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
A Luz da Palavra - 2023_ Todos os Direitos Reservados

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.