Arca de Noé| A História da Construção da Arca

A arca de Noé, nesse artigo iremos entender a dimensão dessa arca colossal feita por Noé com a direção de Deus. Confira!

A arca de Noé era um bar­co colossal que Deus mandou Noé construir com o propósito de manter vivos membros de sua família e dois de cada tipo de ani­mais terrestres em virtude do dilúvio uni­versal que acometeria a ter­ra daí a 120 anos (Gn 6.3,14-21).

 A arca não era um navio com lados inclinados, timão, e mastro, antes, era uma barca de armazenamento, para apenas boiar e resistir ao impacto das ondas. 

Com este formato, sua capacidade de carga era um terço maior do que a de um navio de comprimento e largura semelhantes, e seria quase impossível que ela virasse de cabeça para baixo.

A arca foi construída de madeira de gofer e era protegida por uma camada interna e externa de betume.

Três pavimentos eram divididos em dependências. Ao redor de toda a embarcação, logo abaixo do teto ha­via uma abertura para a luz; e de um dos lados havia uma porta (Gn 6.14-16). 

A arca tinha 300 côvados de comprimento, 50 de largura e 30 de altura (Gn 6.15). 

Assu­mindo que o côvado hebraico básico era de 17.5 polegadas, a arca tinha 144,4 metros de comprimento, 24 de largura e 14,4 de al­tura.

Uma vez que tinha três pavimentos, a área total da arca era de aproximadamente 10.345 metros quadrados. 

O volume total da arca seria de 1.396,000 pés cúbicos (50.168 metros cúbicos), tendo capacidade para 13.960 toneladas, o que está dentro da cate­goria de navios de metal de grande porte que navegam atualmente nos oceanos.

 Em 1609­, Peter Janson, da Holanda, construiu um grande modelo da arca e demonstrou a eficiência do seu projeto e proporções.

Até a me­tade do século dezenove de nossa era não havia nenhum navio construído com dimen­sões que excedessem as da arca.

Noé e seus filhos provavelmente contrataram muitos homens para ajudá-los na cons­trução da arca. 

Pela própria natureza do caso, o projeto deve ter atraído a atenção mundial, e a rejeição universal dos avisos de fé de Noé, durante este período de provação final de 120 anos, foi a base sobre a qual Noé “condenou o mundo” (Hb 11.7),

Devemos ob­servar a fé com que Noé construiu a arca, em contraste com a descrença da raça hu­mana “quando a longanimidade de Deus es­perava nos dias de Noé, enquanto se prepa­rava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas salvaram-se pela água” (1 Pe 3.20). 

Durante mais de um século, os estudiosos têm debatido se a arca era suficientemente grande para carregar dois de cada espécie de animais terrestres do mundo, mais cin­co adicionais de cada tipo “limpo”.

Deve ser reconhecido, em primeiro lugar, que duas ou mais “espécies” similares de taxonomia moderna, podem ser incluídas como um “tipo” em Génesis. 

Porém ainda mais im­portante, é que a vasta maioria de quase um milhão de espécies de nossos dias são formadas por criaturas marinhas, que poderiam sobreviver fora da arca.

Um reco­nhecido taxonomista, Ernst Mayr, catalogou 17.600 espécies de mamíferos, aves, répteis, e anfíbios. 

Então, podemos assumir que provavelmente não havia mais de 35.000 animais vertebrados na arca, sendo o tamanho médio o de um carneiro. 

Uma vez que o padrão de um vagão de carga de estrada de ferro de dois andares (com capa­cidade efetiva de 2.670 pés cúbicos} pode carregar em torno de 240 carneiros, somen­te 146 vagões seriam necessários para car­ regar 35.000 animais deste padrão de ta­manho. 

Mas a arca tinha uma capacidade de carga equivalente a 522 vagões de car­ga; então, é óbvio que era inteiramente ade­quada para o propósito de Deus.

Quando completamente carregada (Gn 6.2 1 ), a arca afundou quinze côvados na água, ou a metade de sua altura. 

Esta pa­rece ser a implicação de Génesis 7.20 (“quinze côvados acima prevaleceram as águas”), porque se o Dilúvio não tivesse coberto as montanhas e ultrapassado a mais alta em pelo menos quinze côvados, a arca não te­ria flutuado sobre elas. 

No mesmo dia em que as águas começaram a diminuir (Exatamente 150 dias após o início do Dilúvio), a arca pousou no pico mais alto dos montes de Ararate (Gn 8.4); porém 221 dias se passaram antes que fosse permitido a Noé desembarcar (8.14-16).

As Escrituras não falam a respeito da história subsequente da arca. Apesar dos rumores ao contrário, é duvidoso que seus vestí­gios ainda venham a ser descobertos.

Para os cristãos é suficiente o testemunho da Pa­lavra de Deus, de que tal estrutura uma vez tenha existido, e que por mais de um ano tenha servido como o único refúgio da raça humana e o local de sobrevivência dos ani­mais terrestres durante um cataclisma uni­versal.

Bibliografia: Dicionário Bíblico Wycliffe

Estudos Bíblicos Mais Lidos

  1. Como foi a Criação do Mundo relatada pela Bíblia Sagrada
  2. Quem foi Adão na Bíblia? A História do Primeiro cabeça de Raça da Humanidade
  3. Como será o ARREBATAMENTO segundo os Textos Sagrados
  4. Quais os 3 Tipos de Fé que agrada a Deus?
  5. Significado dos Símbolos e Tipos da Bíblia Sagrada

Quer Aprender A Pregar e Elaborar Sermões com Total Facilidade?>>>Clique Aqui<<<

Sobre o autor | Website

Estudando a Palavra de Deus Ajudando o Corpo de Cristo crescer em Conhecimento e União, através dos Ensinamentos da Bíblia Sagrada Nosso Alvo: A Eternidade com Cristo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
A Luz da Palavra - 2023_ Todos os Direitos Reservados

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.