Mateus Capítulo 01- Antepassados de Cristo| Devocional da Fé

Passagens

Antepassados de Cristo

Hoje quero compartilhar com você esse devocional maravilhoso que fala sobre o antepassado de Jesus Cristo, para isso vamos ler Mateus capitulo 1.

Muitas pessoas não gostam de ler esse capítulo principalmente dos versículo 1 até o 17 que fala sobre a  genealogia de Cristo ou os antepassados de Jesus,  porque acham difícil.

  • No final do versículo 17, quero te chamar atenção para uma particularidade a cerca dos antepassados de Cristo.

Quero te convidar para lermos juntos, e com certeza você vai ter uma melhor compreensão, por isso desde já te peço que fica comigo até o final para que possamos  fazer essa leitura maravilhosa que fala sobre a árvore genealógica de Cristo.

1- Essa é a lista dos antepassados de Jesus Cristo descendente de Davi que era descendente de Abraão.

2-Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi  pai  de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos.

3- Judá foi pai de Peres e de Zera, e a mãe deles foi Tamar.  Peres foi pai de Esrom, que foi pai de Arão.

4- Arão foi pai de Aminadabe, que foi pai de Nasom, que foi pai de Salmon.

5- Salmon foi pai de Boaz, e a mãe de Boaz foi Raabe. Boaz foi pai de Obede e a mãe de obede foi Rute. Obede foi pai de Jessé,

6- que foi pai do Rei Davi. Davi e a mulher que tinha sido esposa de Urias foram os pais e Salomão.

7-  Salomão foi pai de Rooboão , que foi pai de Abias,  que foi pai de Asa.

8- Asa foi pai de Josafá,  que foi pai de Jorão que foi pai de Uzias.

9- Uzias que foi pai de Jotão,  que foi pai de Acaz, que foi o pai de Ezequias.

10- Ezequias foi pai de Manassés,  que foi pai de Amom, que foi pai de Josias.

11-  Josias foi pai de Jeconias e dos seus irmãos, no tempo em que os israelitas foram levados como prisioneiros para Babilônia.

12- Depois que o povo foi levado para Babilônia, Jeconias foi o salatiel, que foi pai de Zorobabel.

13-   Zorobabel foi pai de Abiúde que foi pai de Eliaquim e quem foi pai de Azor.

14-  Azor pai de Sodaque, que foi pai de Aquim , que foi pai de Eliúde.

15- Eliúde foi pai de Eleazar, quem foi pai de Matã, que foi pai de Jacó.

16- Jacó foi pai de José, marido de Maria, e ela foi minha mãe de Jesus. chamado Messias.

17- Assim ouve 14 gerações desde Abraão até Davi, e catorze, desde Davi até que os israelitas foram levados para Babilônia.  Daí até o nascimento do Messias, também houve 14 geração

 Obs.: Em relação ao contexto histórico e cultural  estudiosos e teólogos relatam que a sociedade naquela época  era patriarcal.

Mas porque Mateus trás 4 Mulheres na genealogia de Cristo?

Elas são Tamar, Raabe ,Rute e a Bete Seba que é a mulher de Urias que Davi teve um filho chamado Salomão.

A Bíblia contém certas particularidades que devemos ter atenção, por isso eu acho extremamente importante a leitura bíblica e também entender o pano de fundo do texto.

Elas são tidas como pecadoras, primeiro Tamar se envolveu com o sogro, Raabe era uma prostituta, Rute tinha descendência Amonita e Bete-Seba traiu o marido com Davi

Conheça a Ferramenta que me ensinou a estudar a Bíblia Sozinha. >>>  Clique Aqui <<<

O nascimento de Jesus Cristo

18- O nascimento de Jesus Cristo foi assim:  Maria, a sua mãe, ia casar com José.  Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo.

19- José, com quem Maria ia casar,  era o homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contato de casamento sem ninguém saber.

20- Enquanto Jesus estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele meu sonho e disse:  José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo.

21- Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois eles são varão o povo dos pecados deles.

22- Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o senhor tia tinha dito por meio do Profeta:

23-“a Virgem ficará grávida e ter um filho que receberam o nome Emanuel. ( Emanuel quer dizer Deus estar conosco.”).

24- Quando José acordou, fez o que um anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria.

25- Porém não teve relações com ela até que a criança nasceu. E José pôs no menino o nome de Jesus.

Outra particularidade importante desse texto, nos versículo 18 ao 25 é pensar,  que homem iria entender  no tempo atual que uma mulher estaria grávida pelo Espírito Santo.

Nenhum homem, ele poderia ser o mais religioso possível, mas Deus conhecia o Coração de José e sabia que ele era uma pessoa correta, tão certo assim, que ele iria desmanchar o casamento com Maria em secreto.

Naquele tempo, ás mulheres quando eram pega em adultério, O homem tinha a possibilidade de divorciar-se da mulher, e entregar a mesma para a justiça cabível.

Elas eram apedrejadas em praça pública, na maioria das vezes até à morte.

No caso de José, um anjo apareceu e desfez qualquer tipo de desentendimento que ele poderia ter relação em relação a Maria, ele entendeu o chamado dele de ser o pai terreno de Jesus.

Sendo que não ouve uma participação carnal.  Então, até o momento que Jesus nasceu, segundo a Bíblia, eles não tiveram uma relação mais intima, de marido e mulher.

Depois do nascimento de Cristo, eles tiveram outros filhos.

Mas, quero chegar à conclusão te dizendo, que Deus usa pessoas imperfeitas, pessoas que pecaram,  para cumprir o propósito dele que é trazer ao mundo aquele que vai salvar o povo dos seus pecados.

Então, independente se você tem algum pecado, não  ache que Deus não é perdoador,  saiba que ele está aberto para perdoar os seus pecados, vemos na costura da história, Deus usando pessoas comuns para trazer a redenção, através de Cristo.

https://www.youtube.com/watch?v=yMbiYmQy9RQ&list=PLCqaeUXlhyWVI2P9DBlXI9gR–kkbLO_K&index=5

Sobre o autor | Website

Estudando a Palavra de Deus Ajudando o Corpo de Cristo crescer em Conhecimento e União, através dos Ensinamentos da Bíblia Sagrada Nosso Alvo: A Eternidade com Cristo

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
A Luz da Palavra - 2023_ Todos os Direitos Reservados

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.